Desenvolvimento sustentável

O PVC contribui para o desenvolvimento sustentável, oferecendo facilidades e conforto aos usuários finais.

Conceito do Desenvolvimento Sustentável


“Desenvolvimento Sustentável é aquele que atende às necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades” (Comissão Brundtland).


Esse conceito, discutido e aprovado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92), é uma visão ampla e avançada da obrigação do homem atual em promover o desenvolvimento até o máximo de suas necessidades e capacidade, preservando a integridade dos recursos naturais e humanos, que serão sempre a fonte para o desenvolvimento continuado das gerações futuras.


O desdobramento desse conceito permite visualizar três áreas de atuação conjunta, que devem ser harmonizadas para que possamos atingir o Desenvolvimento Sustentável: Desenvolvimento Econômico, Sustentabilidade Ambiental e Responsabilidade Social.


Desenvolvimento Econômico: a indústria tem alta qualificação tecnológica para oferecer produtos que atendam às necessidades do mercado e que, a partir de seu desenvolvimento, produção e comercialização, agreguem valor para a economia, contribuindo para a geração de empregos e para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) do país;


Sustentabilidade Ambiental: a atividade industrial deve se desenvolver segundo critérios que garantam a segurança e a qualidade dos ecossistemas e da biodiversidade para as gerações futuras;


Responsabilidade Social: toda atividade econômica e, em particular, a industrial, deve ter como linha mestra a Responsabilidade Social. Isso significa não apenas o respeito básico e indispensável ao ser humano, reconhecendo suas diferenças étnicas e religiosas, mas também a responsabilidade pela oferta de bens e serviços que permitam melhorar a qualidade de vida da sociedade e promover o seu progresso.

A Contribuição do PVC para o Desenvolvimento Sustentável


Ao se colocar na trilha do Desenvolvimento Sustentável, a cadeia produtiva do PVC não conta apenas com a confiança do mercado, mas age como parceira da sociedade na busca de um futuro mais promissor.


A cadeia produtiva do PVC tem dado importante contribuição para o Desenvolvimento Sustentável global. Os produtos de PVC estão completamente inserido nos pilares da sustentabilidade pois ajudam na conservação dos recursos naturais, melhoram a qualidade de vida das pessoas e contribuem para o crescimento econômico. Entre os benefícios do PVC relativos à sustentabilidade, listamos:


Vocação social

Por atender de forma eficaz a necessidades vitais da sociedade em áreas como habitação, saneamento básico e saúde.


Benefícios ambientais

Diversos produtos de PVC têm funções que ajudam a proteger o meio ambiente, como é o caso dos tubos e conexões, largamente empregados em saneamento básico, e das janelas e portas de PVC, que proporcionam excelente isolamento térmico e acústico, gerando economia substancial de energia.


Eco-balanço positivo

O sal marinho, recurso natural inesgotável, é a principal matéria-prima do PVC. Além disso, ele é um material 100% reciclável e apresenta baixo consumo de energia em sua produção.


Competitividade

A facilidade de instalação, a durabilidade e a baixa manutenção tornam os produtos de PVC extremamente competitivos, com excelente relação custo x benefício para áreas como habitação, eletroeletrônicos, indústria automotiva e área médica.

PVC, um plástico 100% reciclável


A reciclagem do PVC não é uma novidade. Historicamente, ela acontece desde o começo da sua produção. No entanto, só tomou impulso de forma mais organizada com os movimentos ecológicos nos países desenvolvidos. A razão é que os resíduos plásticos vêm aumentando em volume por vários fatores, como crescimento populacional, aumento do poder aquisitivo e maior utilização das embalagens plásticas devido à facilidade de transporte, distribuição e diminuição de desperdício de alimentos, principalmente.


A quantidade de resíduo de PVC na composição do lixo da coleta seletiva é muito pequena. Isso ocorre porque o PVC é mais utilizado em produtos de longa duração, como tubos e conexões, fios e cabos para a construção civil. O longo ciclo de vida útil dos produtos de PVC termina por ampliar o tempo necessário para que se tornem resíduos. Para se ter ideia, 70% dos produtos de PVC têm vida útil entre 15 e 100 anos. Outros 22% de 2 a 15 anos e apenas 8% são considerados descartáveis com durabilidade até 2 anos.


Inscreva-se para receber nossas novidades!

© Copyright: Eurosystem Industria e Comercio de Esquadrias Ltda - All Rights Reserved 

2020 criado por Howling Creative Center.

Contato:

+55 11 3045-9520

contato@eurosystem.com.br

Horário de atendimento:
De segunda a sexta: 8h às 18h

Sábado: Apenas Sob Agendamento 

Showroom
Rua Fiandeiras, 643 – Vila Olímpia
São Paulo – SP

  • Facebook
  • Pinterest
whatsapp-logo-1.png