Como aproveitar os recuos laterais de seu projeto utilizando esquadrias


Os recuos laterais, que são a distância mínima de afastamento entre a construção e o limite lateral do terreno, são uma obrigatoriedade de muitos projetos, a fim de garantir uma boa permeabilidade, insolação e ventilação. No entanto, por ser algo técnico, muitas vezes os moradores não sabem ao certo o que fazer com esse espaço - e acaba que ele se transforma em um corredor mal utilizado.


Em projetos arquitetônicos mais recentes, esses recuos vêm sendo cada vez mais integrados com os ambientes internos. Através do uso de portas de correr em grandes aberturas, é possível trazer a natureza do lado externo para dentro de casa, gerando uma integração real ou então utilizar quadros fixos, para uma integração visual.


No texto de hoje, vamos mostrar como os recuos laterais podem ser integrados ao seu projeto com muita naturalidade e sofisticação. Quer saber como? Siga lendo esse post e descubra ótimas ideias para destacar o recuo lateral do seu projeto.



1- Traga mais verde


Aproximar a natureza dos projetos residenciais e urbanos num geral é sempre uma boa ideia. E, quando se trata do recuo lateral no nível do solo, é uma excelente opção.


As portas e janelas de uPVC, além de manterem o conforto térmico dentro de casa, são grandes aliadas em projetos de paisagismo: como jardins de inverno, varandas e até interiores, funcionando como quadros vivos e oferecendo nova dimensão aos ambientes para que se possa aproveitar o dinamismo externo, pois a natureza se modifica a cada dia.


Em projetos contemporâneos, as janelas de quadro fixo e as portas de correr são, muitas vezes, as mais recomendadas. Elas criam um ambiente em que é possível trabalhar diversos tipos de decoração, além de trazer elegância para o cômodo.



2- Inclua água


Ainda pensando nos elementos naturais, a presença da água também é uma opção que traz conforto térmico e acústico. A água remete à calmaria e bem-estar, e incluir um espelho d’água ou piscina (com cascata) também traz elegância e sensações positivas.


Assim como a sugestão anterior, para deixar o recuo como protagonista, as esquadrias de uPVC dão maior destaque para a água, sendo as melhores opções. Assim, as janelas de quadro fixo e as portas de correr também são as mais recomendadas para esse caso.



3- Faça um espaço de convívio


Outra maneira de aproveitar e dar destaque aos recuos laterais é transformar a área em um espaço de convívio. Para essa proposta de ambiente, explore materiais, texturas e iluminação para deixar o lugar mais aconchegante e acolhedor, e aposte nas portas de correr ou camarão.


O que queremos destacar é que o recuo lateral não precisa ser necessariamente um simples corredor sem vida. Há outras possibilidades que deixam o ambiente muito mais interessante, basta apenas criar um espaço e decorá-lo de acordo.






21 anos de tradição

A Eurosystem tem a solução perfeita para todas as suas necessidades de janelas e portas.


Nossa exigência pelo melhor levou a nos tornarmos especialistas na fabricação de esquadrias de uPVC desde 2001, a fim de atender ao mercado com produtos de qualidade, resistência e segurança.


Ainda tem dúvidas sobre qual é a melhor esquadria para seu projeto? Fale agora com a Euro pelo WhatsApp, podemos te ajudar!